O Berço do Rugby Brasileiro

No terceiro semestre da faculdade, eu, juntamente com um grupo de 4 pessoas, criamos o Jornal Pirituba News. Cada grupo teria que escolher um bairro para trabalhar a abordar assuntos interessantes sobre a cidade.

O time de Rugby de Pirituba é considerado o primeiro time do Brasil até hoje e por isso resolvi explorar um pouco a história de como surgiu e como se mantém.

O Berço do Rugby Brasileiro

O primeiro time de Rugby que surgiu no Brasil, se localiza até hoje no bairro de Pirituba desde 1888 até os dias atuais

O Rugby é um esporte que surgiu no ano de 1845 no Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra, ficou conhecido como uma jogada irregular de futebol, porém, essa forma de jogar o futebol diferente acabou ganhando popularidade e se espalhando mundo a fora. É considerado o segundo maior esporte praticados em equipe mais popular do mundo, sendo somente superado pelo futebol e disputado em pelo menos 120 países. 

No Brasil o esporte chegou no início do século XIX com a chegada do império Britânico, segundo o então historiador Paulo Várzea, que chegou junto com império e relatou em seus escritos o acontecimento do primeiro jogo de Rugby em Salvador na Bahia, porém o primeiro time reconhecido oficialmente pela Confederação Brasileira de Rugby surgiu em São Paulo, no início do século XX em Pirituba, o chamado, “Pirituba Rugby Clube”. No ano de 1888 foi organizado o primeiro time de Rugby oficial, no campo dos ingleses, pertencente do São Paulo Atlético Club, porém só começou a ser praticado regularmente no ano de 1925.

O percursor que motivou esse surgimento foi Gordon Rule, um ex-jogador da liga nacional de futebol que começou a investir em times pequenos acreditando no crescimento do esporte, então reuniu jogadores que já tinham uma certa pratica com o esporte para treina-los e assim criar o primeiro time oficial de Rugby no Brasil. Foram selecionadas cerca de 40 pessoas, separadas por equipes, equipes que disputavam partidas no finais de semana no Campo dos Ingleses, do São Paulo Athletic Club, que está situado no bairro de Pirituba.

No ano seguinte, em 1926, começaram a surgir outros times interestaduais e consequentemente surgiu os primeiros torneios entre eles, mas não se tem dados específicos sobre estes times, muitos não chegaram a durar por muito tempo. Foi no período entre 1926 e 1940 que o Rugby conseguiu conquistar um pequeno espaço no Brasil. Nesse período, foram realizados campeonatos entre times estaduais e pouco tempo mais tarde em 1932 aconteceu o primeiro torneio internacional de Rugby, entre o Pirituba Rugby Clube contra os Springboks, seleção que era da África do Sul e em 1936 contra a seleção Britânica de Rugby.

O Rugby perdeu força no Brasil em 1941, ano em que se iniciou a Segunda Guerra Mundial, pois muitos ingleses e Brasileiros foram chamados para defenderem países aliados, desta maneira o esporte deixou de ser praticado, só voltando a partir de 1946, porém não com tanta notoriedade igual aos anos anteriores. Ou seja, a guerra afetou diretamente para que o esporte se desenvolvesse no brasil. Só em 1960 começaram a acontecer os novos torneios, Atletas do São Paulo Athletic Club passaram a jogar novamente jogos interestaduais, representando o clube.

Em 1972 com a fundação da Associação Brasileira de Rugby, que vinha substituir a “União de Rugby no Brasil” o esporte foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Desportos, entidade que promove o desenvolvimento de programas sociais esportivos. A história de que o Rugby do Brasil se desenvolveu em Pirituba é desconhecida por muitos, mas é um importante marco para a bagagem histórica do bairro.

Os treinos acontecem Terças e Quintas na praça Mal. Carlos Bittencourt, Rua Cenno Sbrighi das 20:00 às 22:00 e aos Domingos os treinos são realizados no campo de futebol Society do Parque Leopoldinha das 8:00 às 10:00 da manhã. Os treinos são para ambos os sexos, se você tem interesse em fazer parte compareça.

Acesse o Jornal completo CLICANDO AQUI

ou veja aqui: http://www.flipsnack.com/RodrigoLima/pagina-2.html

Publicação no Jornal

Página 7

Deixe um comentário